Memória do Saneamento no Maranhão
No estado do Maranhão, a história do Saneamento iniciou-se no ano de 1850 durante o período colonial. O abastecimento de água era feito por pessoas transportando água dos mananciais para a população por meio de veículos “movidos por animais”. Em São Luís, por volta de 1855, Ana Joaquina Jansen Pereira e seu sócio José da Cunha Santos foram pioneiros na comercialização de água.
Foto de D. Ana Jansen do álbum da família (1861)
O engenheiro Raimundo Teixeira Mendes recebeu a concessão para comercializar água em território maranhense por 60 anos, a partir do ano de 1856. Posteriormente, criou a Companhia das Águas do Rio Anil, com o intuito de oferecer água de qualidade a população. Em 1874, foi fundada a Companhia de Águas de São Luís, organizada por quatro empresários, com o objetivo de abastecer a cidade de São Luís com água potável. Em seguida, absorveu a antiga Companhia Anil e funcionou até 1922.
A Ulen & Company, empresa americana, foi contratada em 1923 pelo governo do Maranhão para construir redes de abastecimento de água e redes de esgotamento, fornecendo também energia elétrica, entre outros serviços. Em 1946, o estado do Maranhão encerrou o contrato com a Ulen, devido aos altos preços e insatisfação com os serviços prestados. Logo, outra empresa incorporou os serviços da companhia americana, o Serviço de Águas, Esgotos, Luz, Tração e Prensa de Algodão (SAELTPAE) e em 1958 foi dissolvida quando o governo do estado criou o Departamento de Águas e Esgotos Sanitários (DAES), o qual exercia suas atividades somente na capital do Maranhão.
Em 1966 foi criada a Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (CAEMA), responsável pelo abastecimento das cidades do interior do estado, para substituir o DAES que atuava apenas na capital. Em 1968 surgiu a Companhia de Saneamento de São Luís (SANEL), em seguida no ano de 1969 a SANEL que atendia somente a cidade de São Luís foi incorporada à Caema, esta passou a atender a todo o estado do Maranhão.
Funcionários da Caema em comemoração natalina
A partir do ano de 2010 a Caema passou a se chamar Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, atua em 140 municípios do estado do Maranhão, com sistemas de abastecimento de água e sistemas de esgotamento sanitário, contribuindo para a qualidade de vida da população por meio da prestação de serviços que possibilita o acesso à água tratada, para promover a sua universalização com sustentabilidade.
Para conhecer mais sobre a história do saneamento leia: Água de Beber.
Referências: BRASIL, Instituto de pesquisa econômica aplicada. Caracterização e quadros de análise comparativa da governança metropolitana no Brasil: análise comparativa das funções públicas de interesse comum. [S. l.], 2014. COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO MARANHÃO. Abrangência. São Luís, 2023. Disponível em: https://www.caema.ma.gov.br/index.php/a-caema/institucional/abrangencia. Acesso em: 21 jun. 2023. MEDEIROS, Raimundo. Água de beber: a estatização dos serviços de saneamento em São Luís. São Luís: Academia caxiense de letras, 2019. SANTOS, Waldemar. Perfil de Ana Jansen. São Luís: [s. n.], 1978. 20 p., il. p&b. |