Biografias dos autores caemeiros

Conheça um pouco sobre a vida, as produções bibliográficas e as obras dos escritores vinculados a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

Delânia Maria A. Rodrigues (In Memorian)

Nasceu em Bacabal (MA), formada em Letras pela Universidade Santa Úrsula, escreveu livros de literatura infanto-juvenil, dentre eles: “Amor adolescente amor”, “Porque sou mulher” e “O amor e o tempo”. Seu trabalho como escritora lhe rendeu menções honrosas em concursos literários realizados pela Shogun Artes (RJ). Trabalhou por muitos anos na Caema, desenvolvendo projetos voltados para o atendimento ao cliente. 

Escrever está na minha alma. Amo todos os personagens que crio, porque todos eles representam o sentimento que tenho dentro de mim.” (Delânia).

George Pereira de Sousa

Atua desde junho de 2006 como servidor da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, ingressou na Companhia em cargo técnico operacional nos sistemas de distribuição de água e coleta de esgotos na região metropolitana de São Luís. Graduado em Administração pelo Centro Universitário do Maranhão (CEUMA) e MBA em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social pela Escola de Negócio Excellence, Especialista em Gestão Pública pela Escola de Governo do Maranhão. Foi Gerente da Unidade de Negócios da Caema no Anjo da Guarda e em setembro de 2020 foi nomeado Ouvidor da Caema, desde então vem divulgando relatórios com a perspectiva de fortalecer a governança e a eficiência dos serviços, utilizando como termômetro a percepção dos usuários e demais stakeholders da Companhia, é integrante do Comitê de Gestão Estratégica e Comitê Gestor de Segurança da Informação da Companhia.

Irandi Marques Leite

Nascido na ilha São Luís, engenheiro civil pela Escola de Engenharia do Maranhão, formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, possui curso de MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Sócio da Associação Maranhense de Escritores Independentes – AMEI, membro fundador da Associação dos Poetas dos Mil Poemas para Gonçalves Dias, ex diretor e sócio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, confrade da Academia Ludovicense de Letras.

Jackeline de Freitas Nunes

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA e Especialista em Docência do Ensino Superior. Integrante do Grupo de Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica e de Políticas Públicas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP. Professora da Pós-Graduação do Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF. Professora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Professora Assistente do Departamento de Biblioteconomia da UFMA. Professora Formadora dos cursos de Formação Inicial (FICs) da UEMANET, e professora do curso de Mestrado em Ciências da Educação do Programa de Pós-graduação do Instituto de Educação Superior Continuada – ISEC. Bibliotecária gestora do Centro de Documentação e Informação Italuis.

(Fonte: Lattes/CNPq, adaptado)

Marcia Regina Carvalho Sousa

Pós-graduada em Direito Público, pela Faculdade Batista Brasileira. Pós-Graduanda em Licitações e Contratos pela Faculdade CERS. Graduada em Direito pela Universidade Dom Bosco – UNDB. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade CEUMA. Advogada. Empregada Pública Estadual. Certificações em Compliance Trabalhista: Auditoria e Controle Interno Prevenção e Redução de Riscos Trabalhistas, pelo Instituto Euvaldo Lodi pelo IEL/PE, em Gestão Pública, pela EGMA/MA, em Integridade Pública Fundamentos e em Transformação do serviço público mais digital, conectado, aberto e transparente, pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. 

(Fonte: Lattes/CNPq, adaptado)

Obras da autora

A Lei nº 13.303/2016 como instrumento de combate à corrupção e em prol da governança corporativa aplicável às empresas estatais no Brasil 

A (in) eficácia das sanções administrativas aplicadas pela agência reguladora de serviços públicos no Maranhão quanto ao saneamento básico

Marcos Antônio Silva do Nascimento

Mestre no Programa de Desenvolvimento Socioespacial e Regional/PPDSR no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Maranhão. Bacharel em Serviço Social. Licenciado em História e em Ciências Sociais. Pós-Graduação em Politicas, Gestão de Serviço Social, História e Cultura Afro-brasileira, Gestão e Educação ambiental, Gestão de Cidades e Planejamento Urbano e MBA em Gestão Pública. Capacitação em Planos de Saneamento Básico – Ministério das Cidades. Curso de Obras Públicas de Edificação e de Saneamento. Coordenador Socioambiental na Caema e integrou o Comitê de Gestão e Planejamento Estratégico – CGE. É Membro do Conselho de Administração da Caema e representante do setor empresarial na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Maranhão – CIEA/MA. Trabalha com Assessoria e Consultoria em Gestão e Educação Ambiental, elaboração e execução de Projeto de Trabalho Técnico Social em Obras de Saneamento Básico – PTTS.

(Fonte: CNPq, adaptado)

Raimundo Nonato Medeiros da Silva (In Memorian)

Nascido em Caxias (MA), engenheiro civil pela Universidade Estadual do Maranhão, formado em Física pela Universidade Federal do Maranhão. Foi gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos na Caema. Foi supervisor de Gestão Participativa da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão. Foi presidente da Associação Brasileira de  Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES-MA, e presidente da Academia Caxiense de Letras, ocupando a cadeira de nº 38.

Rubem Moreira de Brito

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1978). Atualmente é consultor da Transcargo e Engenharia Consultiva, micro empresa de consultoria de engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia rodoviária, planta industrial, plano de saneamento e projeto de construção de planta industrial.

(Fonte: Lattes/CNPq)

Wagner de Jesus Dias Gonzaga

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade CEUMA (2012). Engenheiro ambiental da Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Maranhão. Possui experiência na área de Ciências Ambientais. Pós-graduação em Pericia e Auditoria Ambiental e em Gestão de Recursos Hídricos.

(Fonte: Lattes/CNPq, adaptado)