Linha do tempo do Saneamento no Maranhão é contada pela Biblioteca da CAEMA em uma iconografia emblemática!

A Biblioteca da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) participou de dois importantes eventos culturais e de inovação tecnológica: a 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), que ocorreu de 31 de agosto a 07 de setembro no Parque Independência; e a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu de 20 a 26 de outubro na Cidade Universitária Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Em ambos os momentos, a equipe da biblioteca apresentou a exposição “Linha do Tempo do Saneamento no Maranhão”, ressaltando marcos históricos, avanços tecnológicos e ações significativas desempenhadas pela CAEMA na missão de garantir saneamento de qualidade à população maranhense.

Exposição da Linha do Tempo do Saneamento no Maranhão

Fonte: Arquivo CAEMA
Fonte: Arquivo CAEMA
Fonte: Arquivo CAEMA

A equipe da biblioteca, através da parceria com a Assessoria de Comunicação – ASCOM da Caema, buscou aproximar o público da história do saneamento básico no estado, por meio de imagens e informações que retratam a evolução dos serviços e políticas públicas voltados para o abastecimento de água e esgotamento sanitário no estado.

Esse trabalho é fruto de um processo diligente, que envolveu ações de higienização, seleção de material e resgate histórico, contando com a contribuição de funcionários e estagiários da Biblioteca da Caema, além de colaboradores da Companhia que auxiliaram na identificação dos fatos por meio do acervo fotográfico.

Durante a Expoema, o estande recebeu visitantes de diversas faixas etárias e escolaridades, desde o público infantojuvenil, famílias, estudantes e professores universitários interessados em conhecer os aspectos históricos do saneamento, sua importância para a qualidade de vida e a saúde pública, assim como a atuação da CAEMA nestes âmbitos.

Fonte: Arquivo CAEMA, 2025
Fonte: Arquivo CAEMA, 2025

Já na Semana de Ciência e Tecnologia, o caráter educativo e informacional da exposição mostrou-se evidente, caracterizando a biblioteca como um ambiente de disseminação da informação científica e preservação da memória institucional da Companhia.

Foram apresentados os primeiros registros históricos de abastecimento de água, não somente na capital, mas no Maranhão. Obras significativas, como a Fonte do Ribeirão e os famosos chafarizes foram destacados, assim como figuras cruciais para o início da disponibilização dos serviços de saneamento no estado, como Ana Jansen e Raimundo Teixeira Mendes. 

A exposição também buscou ressaltar as ações mais recentes da Caema voltadas à sustentabilidade e à ampliação dos serviços prestados à comunidade.  A mostra também serviu para valorizar e disseminar o acervo da biblioteca, que engloba parte importante da memória do saneamento maranhense e contribui para a formação de pesquisadores, estudantes e cidadãos, além de auxiliar as atividades de colaboradores da Companhia.

A presença da biblioteca em eventos como a Expoema e a SNCT reforça seu papel como centro de informação, memória e educação ambiental, valorizando sua atuação na divulgação de conhecimento técnico e histórico de forma acessível, promovendo diálogo entre a instituição, a comunidade científica e o público em geral, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.